PARCEIROS

O OBSERVATÓRIO OCEÂNICO DA MADEIRA (O.O.M.), unidade de Investigação da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) lidera o projecto de Radar HF. O O.O.M. é o responsável pela gestão do projecto, obtenção das diversas licenças e autorizações, sendo também o utilizador principal dos dados obtidos pelas estações.

Web O.O.M.: http://oom.arditi.pt/

 

A QUALITAS INSTRUMENTS, parceiro tecnológico do projecto, é uma empresa de engenharia relacionada com a observação e monitorização do meio ambiente. Criada em 2007, faz parte do grupo QUALITAS, onde faz também parte a QUALITAS REMOS, com cerca de 20 colaboradores, oferecendo os mais variados serviços no que respeita a oceanografia operacional, a segurança marítima, o

sector offshore e sector das energias renováveis marinhas. Possui delegações em Espanha, Portugal, Reino Unido, Colômbia e Marrocos. Desenvolve ainda grande parte das suas actividades na Europa, Africa e Médio Oriente.

 

Web Qualitas Instruments: http://www.qualitasinstruments.com

Web Qualitas Remos: http://www.qualitasremos.com

 

A CODAR OCEAN SENSORS, parceira da QUALITAS, é a líder mundial em tecnologia de Radar HF para monitorização das correntes superficiais e ondulação.

 

Web CODAR Ocean Sensors: http://www.codar.com

 

 

O INSTITUTO HIDROGRÁFICO, orgão da Marinha Portuguesa, é um laboratório de estado cuja missão fundamental é assegurar atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação na área militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho.

 

Web Instituto Hidrográfico: http://www.hidrografico.pt

 

 

A Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) é uma associação de natureza privada, sem fins lucrativos, cujos objectivos de trabalho incluem, entre outros, a promoção e apoio de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D).

Web ARDITI: https://www.arditi.pt/

 

 

A Direcção dos Serviços de Investigação, nomeadamente pelo Centro de Maricultura da Calheta (CMC).

O CMC é uma infraestrutura estabelecida pela Direção Regional de Pescas do GRM, tendo em vista apoiar o desenvolvimento de uma indústria de aquicultura marinha na Região Autónoma da Madeira. A colaboração do CMC possibilitou a instalação de uma estação de Radar HF no seu edifício.

 

 

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL), cuja colaboração possibilitou a instalação de uma estação na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

Web CMCL: http://www.cm-camaradelobos.pt

 

 

 

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), cuja missão é a administração das infraestruturas portuárias de modo a assegurar o acesso e a circulação de pessoas e bens por via marítima, com qualidade, eficácia e eficiência económica e operacional.

Web APRAM: http://www.apram.pt/