O PROJECTO DE RADAR HF NA MADEIRA

O objectivo final do projecto de Radar HF na Madeira é contribuir para as necessidades da sociedade Madeirense através da obtenção de dados oceanográficos fiáveis, capazes de proporcionar uma melhoria do conhecimento da circulação oceânica, segurança da navegação, economia regional e protecção do ambiente.

Os objectivos incluem:

  • Avaliação e demonstração das capacidades únicas, benefícios e utilidade que a monitorização através do Radar SeaSonde e aplicações de valor adicional podem proporcionar para a proporcionar à comunidade oceanográfica Madeirense, e para a sociedade em geral.
  • Gerar e proporcionar uma colecção de dados oceanográficos que seja útil para instituições de I+D Madeirenses, assim como para outras indústrias relacionadas com o mar.

Os diversos passos do projecto incluem:

  • A instalação de duas estações de Radares HF SeaSonde na Ilha da Madeira, e uma plataforma central de gestão de dados.
  • Operação do sistema e distribuição livre de dados (os dados estarão disponíveis para o público em geral, no entanto os pedidos deverão ser direccionados ao O.O.M.)
  • Avaliação dos benefícios resultantes do uso dos dados obtidos por Radares HF SeaSonde para estudos oceanográficos e validação de modelação numérica na área.
  • Avaliação dos benefícios do uso dos dados obtidos para indústrias locais, tais como energias renováveis offshore, e aquacultura e pescas.

O sistema instalado consiste em diversos componentes, que vão deste os sistemas instalados no campo até à plataforma de gestão de dados. Acreditamos que a difusão e integração eficientes dos dados são chave para que os sistemas de monitorização sejam de facto úteis para a sociedade, pelo que o sistema implementado inclui uma plataforma de gestão de dados, apresentada de seguida.

Clique na imagem para descarregar a folha de especificações técnicas do SeaSonde e do PORTUS